Logo do SISAP

Matriz Conceitual por Dimensões de Saúde

Na Matriz Conceitual por Dimensões de Saúde do SISAPI, o arcabouço teórico desenvolvido pelo PROADESS foi adaptado às condições específicas de saúde das pessoas idosas. Seus objetivos foram revisados para que acordassem com a ideia central do SISAPI, por este motivo, enquanto no PROADESS a matriz serve para a avaliação do sistema de saúde, no SISAPI, ela é utilizada para o diagnóstico da situação de saúde da população idosa, procedimento sem o qual não é possível planejar adequadamente as ações de saúde.

A ideia por trás desta matriz é que, somente com informação adequada sobre os fatores que influenciam a situação de saúde da população idosa, faz-se possível realizar a formulação e o acompanhamento de políticas e programas de saúde. Assim, ao destacar a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, o acompanhamento do sucesso de políticas e programas nessa área depende de um diálogo com as condições gerais de saúde da população que se pretende afetar.

Esta matriz é composta por quatro grandes dimensões que são subdivididas em áreas. Os indicadores calculados foram alocados conforme o tema com o qual estão relacionados. Abaixo, o esquema da divisão das dimensões do SISAPI:

Matriz Conceitual para o acompanhamento de políticas e programas

A Matriz Conceitual para o Acompanhamento de Políticas e Programas é uma inovação do SISAPI, desenvolvida com o objetivo de viabilizar o monitoramento da implementação e a avaliação dos resultados de dispositivos específicos das políticas e programas de saúde voltados à população idosa, por meio de indicadores selecionados. Sua função é subsidiar a formulação e o acompanhamento dessas iniciativas, incentivando o uso adequado dos recursos públicos, desestimulando a aplicação indevida de procedimentos, serviços e tecnologias, promovendo uma prestação de serviços de saúde mais eficiente, eficaz e equitativa.

Essa matriz visa possibilitar a análise dos diferentes estágios de implementação dos programas voltados à saúde da pessoa idosa, além de oferecer ferramentas capazes de captar, de forma empírica, o grau em que essas ações estão sendo executadas e o seu nível de sucesso. Os aspectos considerados para o monitoramento no SISAPI são: (i) os recursos disponíveis — humanos, de infraestrutura e orçamentários — para a implementação dos programas, e (ii) o grau de aplicação desses recursos. No que se refere à avaliação de resultados, o enfoque do sistema está na eficácia, ou seja, na mensuração do alcance dos objetivos e metas estabelecidos.